Depois de um 2008 cheio de movimentações no futsal da nossa cidade, 2009 começa sem muita perspectiva quanto ao futuro do esporte. Nova administração sempre gera um questionamento de suas ações em todas as áreas especialmente nas áreas que recebem menos apoio do poder público. Essa perspectiva é direcionada ao futsal masculino que no ano passado chegou a disputar o campeonato paranaense de futsal pela primeira vez, chegando em terceiro lugar na chave bronze, por pouco já garantindo vaga para a chave prata no seu primeiro ano. Quanto ao futsal feminino, uma expectativa se cria quanto a participação de uma equipe da cidade no certame paranaense, trata-se do PROESPE, equipe desenvolvida com o apoio da Faculdade Catuaí, e que desde 2004 participa de campeonato amadores regionais, garantindo boas classificações, em 2008 a equipe deu um grande passo no que diz respeito a sua organização, criou-se oficial e legalmente a Associação PROESPE, que agora com a sua fundação pode participar concursos públicos de projetos a fim de obter recursos para a melhoria e ampliação do projeto, além de buscar patrocínios na iniciativa privada etapa que agora está sendo desenvolvida.
A idéia inicial do projeto lá em 2004 era em parceria com a Faculdade Catuaí oferecer bolsas de estudo para as atletas o que hoje já gera frutos com 10 atletas já formadas com o apoio do projeto, são atletas que concluíram curso superior em Administração, Direito e Pedagogia. Além das atletas que ainda estão estudando.
Após a criação da associação seus fundadores deram início ao mais novo projeto da equipe: a criação das categorias de base para formação e continuidade da equipe adulta. Objetivando proporcionar as meninas em idade de 12 a 17 anos a condição de praticarem de forma digna e organizada da modalidade futsal, para isso contou-se com o apoio dos professores de educação física das escolas do município que pré selecionaram as meninas que já começaram a treinar no mês de outubro de 2008, criando assim um vinculo com as meninas que dentro em breve estarão também em idade de cursar uma faculdade e que serão beneficiadas com o projeto.
Como se pôde ver a expressão “jogar por jogar” é deixada de lado quando se trata de projetos sérios que visam além da participação em competições oficiais estão também preocupados com a evolução e a formação de cidadãos de bem e capazes dentro de suas profissões. Eu como escritor desse texto e participante do projeto, espero que o PROESPE tenha vida longa em Cambé e colha bons frutos no final de 2009.
A criação de artigos relacionados ao futsal também é um proposta nova para 2009, a cada mês um assunto será abordado pela equipe técnica e administrativa do projeto, incrementando assim a discussão em torno do esporte como um todo.
Muito obrigado e até a próxima.
Prof. Luciano Pizi (www.cambefutsal.blogspot.com)
Ps.: A equipe coordenadora do PROESPE conta com profissionais e acadêmicos das áreas de ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, e EDUCAÇÃO FÍSICA, os quais vocês irão conhecer com o desenvolver das atividades.
Muito obrigado e até a próxima.
Prof. Luciano Pizi (www.cambefutsal.blogspot.com)
Ps.: A equipe coordenadora do PROESPE conta com profissionais e acadêmicos das áreas de ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, e EDUCAÇÃO FÍSICA, os quais vocês irão conhecer com o desenvolver das atividades.
Acesse também o blog do PROESPE. (www.proespe-futsal.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário