Mas do que nunca essa semana eu me perguntei: O que faz uma equipe campeã?
Diante de coisas que eu leio e coisas que eu vivi, resolvi dicutir o assunto com vocês!
Se observar-mos pelo ponto de vista do trabalho do treinador dua principal função é prepara a equipe para vencer a partida, não é? e para tal, basta treinar apenas fundamentos técnicos e táticos?
Atletas de equipes visivelmente qualificadas técnicas e taticamente, não perderiam nenhum jogo, caso esses fossem os únicos critérios para definir os vencedores. A busca de qualidades extras dos atletas é uma constante nas grandes equipes, já que ouve-se falar muito de trabalhos avançados nas áreas de preparação física e psicológica nessas equipes. Esse conjuto de fatores somados pode levar a equipe a se manter competitiva. Mas o que há de errado quando mesmo assim as conquistas não vem?
Analisando alguns títulos recentes que vi e participei penso que o que pode fazer uma equipe campeã seja a formação e o treinamento do grupo de atletas. Partindo daí imagino que o pimeiro passo importante para formação de uma equipe realmente seja definir com quem se vai trabalhar e para que se vai trabalhar, pois, a existencia de uma lacuna entre os objetivos do grupo e os objetivos individuais seja dos atletas ou dos integrantes da comissão técnica, fará com que nada que venha ser realizado a partir daí dê resultado.
Sendo assim qualquer que seja o trabalho dentro de uma equipe esse deve visar alcançar a melhor formação do grupo quanto a qualidade individual dos atletas de todas as capacidades necessárias para a realização do jogo, bem como sua real perspectiva dentro da equipe quanto atleta de um grupo e seu objetivo. Na minha opinião é daí que se constrói o caminho em busca de uma equipe vencedora, por quanto mais tempo se consegue isso, melhores serão os resultados. No entanto, depois disto conseguido a manutenção, talvez seja algo ainda mais duro de se conseguir, o que faz dos esportes coletivos, especialmente o futsal e o futebol, verdadeiras incógnitas quanto aos resultados de suas competições, alternando-os a cada campeonato e ainda bem que é assim!!!
ATÉ A PRÓXIMA!
Prof. Luciano Pizzi
com DEUS todas as coisas são possíveis...
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)